Glossário

- - - - - - - - - - - - - EDUCAÇÃO
MAPA CONCEITUAL
Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Em Breve...



- - - - - - - - - - - - - INFORMÁTICA
 ADOBE ACROBAT

Software desenvolvido pela Adobe Systems, que permite a conversão de arquivos formatados nos mais diversos aplicativos, para o padrão Adobe Portable Document Format (PDF), mantendo a aparência original do documento (cores, fontes, imagens e layout), permitindo sua leitura em qualquer computador. Para visualizar e imprimir um arquivo PDF, é necessário um programa específico: o Adobe Reader. Extensão .pdf.

AVI
Formato de arquivo audiovisual desenvolvido pela Microsoft, para plataforma Windows.
Extensão: .avi


CD-ROM
Compact Disc Read Only Memory (Disco Compacto com Memória Somente para Leitura) Suporte para armazenamento óptico para dados digitais (texto, imagens, áudio e vídeo) desenvolvido a partir do Compact Disc. Sua capacidade de armazenamento de dados é de 650 Mb.
Seu conteúdo, gravado uma vez não pode ser alterado


CD-RW
[Compact Disc Rewritlabe) (Disco Compacto regravável) Suporte óptico para armazenamento de dados digitais (texto, imagens, áudio e vídeo), cujo conteúdo pode ser alterado ou regravado inúmeras vezes.


Download
Ato de transferir cópias de um arquivo ou programa de um site para o computador do usuário.
O mesmo que baixar.


Extensão
Conjunto de três ou quatro letras que identificam um arquivo para que possa ser executado pelo computador. Por convenção toda extensão é precedida de um ponto. Ex.: .doc .html .xls


Hyperlink
Palavra, expressão ou imagem que permitem o acesso imediato à outra parte de um mesmo, ou outro documento, bastando ser acionado pelo ponteiro do mouse. Num hipertexto, um link, na forma de palavra ou expressão, vem sublinhado ou grafado em cor distinta da utilizada para o resto do texto.


JPG
Formato de arquivo desenvolvido para imagens true colors, por isso é ideal para armazenar fotografias. Extensão .jpg.


MP3
Tecnologia que permite a compressão de arquivos sonoros, com qualidade digital, muito próxima de um CD. Para ouvir músicas arquivadas no formato MP3 é necessário um programa específico chamado MP3 Player.