22 de setembro de 2011

OFICINA: Currículo Integrado - Trabalhando a Interdiscplinaridade

O Conteúdo abaixo faz parte da Oficina "Currículo Integrado - Trabalhando a Interdisciplinaridade", aplicada na 2ª Semana Acadêmico-Científico-Cultural promovida pelo Instituto Superior de Educação de Bom Jesus do Itabapoana no dia 22 de setembro de 2011. Para baixar o arquivo completo clique em Palestras no lado direito deste BLOG.

O objetivo da oficina foi apresentar de forma clara e simplicada o conceito INTERDISCIPLINARIDADE e construir com os alunos um projeto que possibilitasse a integração curricular.


Para a construção de qualquer projeto na educação faz-se necessária uma boa fundamentação. Assim, indico para um maior aprofundamento e reflexão os seguintes textos: A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem, disponível para Download no BLOG na Página Documentos, e Globalização e Interdisciplinaridade - o Currículo Integrado, conforme citado em Bibliografia Sugerida neste BLOG.

Gostaria de iniciar a oficina destacando Thiesen(2008) quando cita o papel da interdisciplinaridade na busca em responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento. Estamos acostumados a apresentar ou a trabalhar o conhecimento em sala de aula como mostra a Matriz Curricular abaixo. Não estabelecemos, nesta forma de organização curricular, uma relação entre as disciplinas, tornando assim o ensino fragmentado.


Considero que não basta compreendermos apenas o conceito de interdisciplinaridade e montarmos uma matriz desfragmentada se não tivermos a interdisciplinaridade como um princípio. O que vai fazer a diferença no processo ensino-aprendizagem é ter uma equipe interdisciplinar, professores e equipe técnico-pedagógica, que produzam e pensem de forma interdisciplinar. É preciso elaborar  Ações Integradoras, que promovam o saber-fazer-saber.




Deve-se ter o cuidado para não ficarmos apenas no discurso e na teorização dos conceitos e mantermos a mesma prática. Existem níveis de interdisciplinaridade e estes precisam ser identificados para percebermos em qual destes nos encontramos, e em qual destes consideramos ser o mais importante no processo de construção do conhecimento. As imagens abaixo apresentam de forma clara o conceito de Multi, Pluri e Interdisciplinaridade




Se analisarmos bem perceberemos que a atual prática pedagógica que predomina nas escolas brasileiras encontram-se entre os níveis da Multi e Pluridisciplinaridade. Algumas escolas elaboram projetos bem atuais, mas no momento de colocá-los em prática acabam fazendo o tradicional, mantendo as disciplinas afastadas, sem relações ou trocas. Mas não basta apenas aproximá-las por temas ou áreas de interesse, é preciso muito mais.




O que vai caracterizar a interdisciplinaridade é a INTENSIDADE e o grau de INTEGRAÇÃO real das disciplinas. Ou seja, não basta uma matriz integrada, mas como disse anteriormente, ações que integrem as disciplinas.





O modelo abaixo foi construído baseado na experiência do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Cataria campus chapecó. A escola oferece aos alunos o Curso de Eletromecânica na modalidade EJA e o diferencial deste para outros cursos ofertados na rede federal de ensino é a metodologia de trabalho aplicada. O Projeto Integrador busca promover a integração das disciplinas. Na visita que fiz em Julho de 2011 pude ver de perto o trabalho realizado na escola e no próximo post compartilharei com vocês.

 


Agradeço o carinho de todos os alunos que participaram da Oficina e um agradecimento especial a Prof. Wilza pelo convite que me possibilitou compartilhar este conhecimento com seus alunos.

Nenhum comentário: