22 de setembro de 2010

FÓRUM REGIONAL DE PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS EM PROEJA DA REGIÃO SUL II - PARTE II


Neste primeiro dia do FÓRUM PROEJA SUL II, após a cerimônia de abertura com a Coordenadora do PROEJA Vânia do Carmo (SETEC/MEC), foram apresentados os desafios do PROEJA nos cursos FiC, Técnico e Especialização de 3 diferentes campi da rede federal de ensino de Santa Catarina.
A Profª Daniela do Instituto Federal de Santa Catarina – campus Continente apresentou as dificuldades que o curso Hospitalidade e Lazer FIC/PROEJA tem encontrado com  o perfil  dos alunos que vem buscando a qualificação profissional nesta área.  Ficou claro diante das pesquisas realizadas que muitos não pretendem atuar na área em que estão se formando.
A segunda apresentação feita pelo Pró-Reitor de ensino do IFSC, Profº José Luiz, mostrou não só os desafios do PROEJA Técnico mas algumas ações que vem sendo desenvolvidas para garantir a permanência dos alunos, como é o caso do IFSC – campus Camboriú que possui em seu quadro de profissionais um mediador (Pedagogo) nas turmas para acompanhar as dificuldades dos alunos do PROEJA. Em outros campi, Araguari e Rio do Sul, é realizada a prática da pedagogia da alternância como proposta de controle da evasão.
A última apresentação feita pelo Profº Roland, Coordenador do curso de especialização PROEJA da UTRPR mostrou dados de matrículas e evasão dos alunos da especialização lato sensu PROEJA. Em sua maioria os professores da rede pública estadual de ensino são os que permanecem no curso, por outro lado há um número muito pequeno de professores da rede federal de ensino que tem buscado esta formação.
Diante de todas as dificuldades apresentadas fica claro que os desafios do PROEJA tem sido grandes em diversos campi da Rede Federal de Ensino, porém a vontade em acertar tem sido muito maior.

Nenhum comentário: